sábado, 28 de maio de 2011

Gemas bolivianas, mais uma aula de Geologia

Não sei de onde vem meu interesse pela Geologia porque, se tem uma coisa que não tem na minha família e no meu círculo de amizades, são geólogos. Mas pensar em Geologia ajuda a manter clara a dimensão da nossa insignificância perante o tempo infinito. Pensar que uma gema pendurada no meu pescoço foi formada há milhões de anos... é, no mínimo, uma forma de celebrar nossa efemeridade e nossa insignificância.
Mas vamos lá... adoro pedras e adoro joias. Então me chamou muito a atenção quando li uma placa numa joalheria em Santa Cruz de la Sierra 'Bolivianita, la gema boliviana'... e dava a entender que era algo exclusivo da Bolívia. Entrei, óbvio. E me encantei com o que vi. A bolivianita é uma mistura de citrino com ametista, também chamada de ametrino. O degradê de amarelo a lilás é incrível e algumas lapidações conseguem efeitos que me prendem a atenção por longo tempo.

Geologicamente falando, a bolivianita surgiu devido a duas forças eletromagnéticas que colidiram. A mina Anahí - única conhecida no mundo - é localizada no pantanal boliviano, a cerca de 30 km da fronteira entre Brasil e Bolívia.

Conta a lenda que as duas cores se uniram como resultado da trágica história de amor entre uma princesa ayoreana (Anahí) e um conquistador alemão (Don Felipe de Urriola y Goitia). O cacique, pai de Anahí, presenteou o casal com uma mina de bolivianita, mas o espanhol só estava interessado em ouro e prata. Quando o casal planejou ir para a Espanha, a tribo decidiu sacrificar Anahí para evitar que ela a abandonasse. Quando ela estava para morrer, nos braços do seu amado, ela deu a ele de presente um colar. Quando ele olhou para a gema de duas cores, entendeu que ela representava o coração de Anahí divivido entre o amor por sua tribo e o amor por seu marido.





E esta é a cruceñita. Infelizmente, não consegui nenhum detalhamento sobre ela na internet. Se você entrar 'cruceñita' no Google, vai encontrar muitas páginas, mas nada a ver com pedras preciosas... É um quartzo verde escuro cortado por um quartzo incolor. Incrível e de tirar o fôlego também. Tem esse nome porque traz as cores da província de Santa Cruz de la Sierra.

Nenhum comentário: